futuro imediato da comunicação passa por terminais móveis , é um fato. Dessa forma, cada vez mais usuários usam seus telefones celulares para ler notícias, assistir séries ou filmes e, acima de tudo, gerenciar seus perfis de redes sociais .

Em relação ao mercado espanhol, um fato muito interessante para as empresas no Reino Unido que planejam abrir uma filial na Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística, 79,5% dos domicílios com pelo menos um membro com 16 a 16 anos de idade. 74 anos tinham algum tipo de computador em 2018 e 86,4% tinham acesso à Internet, comparado a 83,4% no ano anterior. O principal tipo de conexão de banda larga é através de um telefone celular. Quase 70% dos menores de 10 a 15 anos têm telefone celular (69,8%). O percentual é menor aos 10 anos (26,2%) e aumenta à medida que a idade aumenta para 94,8% aos 15 anos. Mais da metade das famílias possui um tablet (54,5%) e 24%, um leitor de livros eletrônicos.

Por outro lado, segundo o jornal Expansión: na Espanha, os usuários da Internet aumentaram 2 milhões, o que já representa 85% da população. Além disso, quase 60% dos cidadãos usam redes sociais por mês, 8% a mais que no ano anterior.

Web responsiva em resposta

Dado o crescente uso de telefones celulares para navegar na Internet, e não no computador pessoal, muitos usuários e empresas particulares questionam se o site tem a mesma aparência na tela do computador e na tela do celular . A resposta é muito simples: não.

Para que seu site tenha a mesma aparência em diferentes dispositivos, é essencial que ele seja responsivo . Web design responsivo ou adaptável é uma técnica de web design que busca a exibição correta da mesma página em diferentes dispositivos . De computadores de mesa a tablets e celulares.

A resposta ou não do seu site influenciará todos os aspectos dele. Por exemplo, em 2015, o Google introduziu uma mudança em seu algoritmo, penalizando o SEO por páginas que não eram responsivas .